1ºs MQ-9A da RNLAF serão implantados em Curaçao. No próximo mês de fevereiro, os primeiros General Atomics MQ-9A Reaper da Royal Netherlands Air Force – RNLAF (Koninklijke Luchtmacht – KLu) ou Real Força Aérea Holandesa serão implantados para testes em Curaçao, no Caribe, sendo entregues a um destacamento do 306 Sq no Willemstad Curacao Hato International Airport, (CUR/TNCC).
Curaçao é um país insular parte do Reino dos Países Baixos (Holanda), localizado nas Pequenas Antilhas no sul do mar do Caribe (mar das Caraíbas) e na região do Caribe Neerlandês. De acordo com informações fornecidas hoje pelo Ministério da Defesa da Holanda (MoD Netherlnds), a RNLAF terá duas estações terrestres e quatro UCAS MQ-9A Reaper operacionais em Hato. As outras duas estações terrestres serão entregues à base aérea de Leeuwarden (EHLW) – Holanda.
O KLu testará o Reaper em Curaçao na versão desarmada. A aeronave vai operar a partir do US FOL (Forward Operating Location) em Hato. Não foi relatado por quanto tempo os Reapers ficarão em Curaçao e quando eles serão transferidos para sua casa final a Base Aérea de Leeuwarden, onde serão operados pelo 306 Sq.
A RNLAF encomendou quatro MQ-9A Bloco 5, matriculados de M001 a M004, com a primeira entrega ocorrendo em 7 de julho de 2021 na sede da General Atomics.
@CAS