1º voo do protótipo do treinador L-159 T2X. A empresa de aeronaves tcheca AERO Vodochody realizou o primeiro voo de seu protótipo da aeronave de treinamento e combate leve L-159 T2X. O voo foi realizado no dia 23 de outubro no aeroporto de Vodochody, na República Tcheca.
Foi um marco, que ocorre após quatro anos de trabalho intenso realizado pela empresa para modernizar e atualizar a aeronave L-159 ALCA, visando atender às necessidades emergentes dos programas de treinamento de pilotos de caça de quinta geração. A empresa estará usando o protótipo L-159 T2X para testar e validar todos os novos recursos e sistemas, incluindo novos elementos de design e sistemas aviônicos, antes da integração final.
O designer-chefe das aeronaves Aero Vodochody L-39, L-59 e L-159, Milos Trnobransky, disse: “Desenvolvemos uma nova asa e um tanque integral que aumenta o alcance, especialmente para configurações de dois lugares. Isso também nos permitirá aumentar o número de pilones nas asas. Também planejamos integrar aviônicos completamente redesenhados e tecnologia de armas de precisão contra alvos terrestres. Com a atualização, queremos garantir o uso de aeronaves a longo prazo e eficiente para nossos clientes.”
A aeronave L-159 é usada para fornecer treinamento avançado e de combate aos pilotos de aeronaves de combate de quarta e quinta geração. A empresa já produziu até agora 86 jatos L-159 em diferentes configurações/conversões. A aeronave L-159 da Aero está atualmente em serviço com as forças militares tchecas e iraquianas. Também está sendo usado pela Draken Europe para vários propósitos de treinamento.
No início deste ano, a Draken assinou um acordo de cooperação com a Aero para usar o L-159 ALCA como aeronave agressora para treinar os pilotos da RAF que pilotam aeronaves de combate, como os F-35B. Em 2017, Draken implantou 11 L-159 na Base Aérea de Nellis sob o contrato aéreo adversário da Força Aérea dos EUA.
@CAS