1º Triton IFC-4 entregue à US Navy. A US Navy recebeu o primeiro sistema de aeronave não tripulada (UAS – Unmanned Aircraft System) Northrop Grumman MQ-4C Triton configurado para o padrão Integrated Functional Capability 4 (IFC-4). A aeronave código B8 foi entregue na Estação Aérea Naval (NAS) Patuxent River, Maryland, em 1º de fevereiro. O IFC-4 suporta a chamada configuração Multi-Inteligência (Multi-INT) que dota o MQ-4C com capacidade de inteligência de sinais (SIGINT).
O UAS MQ-4C Triton foi projetado para fornecer uma coleta de dados persistentes de inteligência, vigilância e reconhecimento (ISR – Intelligence, Surveillance and Reconnaissance) em missões marítimas e litorâneas, com capacidade de disseminação para toda a frota, visando encurtar a cadeia “sensor-a-atirador”, ou seja, permitindo a rápida avaliação da situação e a tomada de decisão.
Ele é caracterizado como um “sistema de sistemas ISR marítimo” que compreende o próprio veículo aéreo (uma adaptação navalizada do RQ-4B Global Hawk), uma carga útil de missão multifuncional (radar marítimo, sistemas EO/IR, medidas de suporte eletrônico, Sistema de Identificação Automática (AIS) e relé de comunicações básicas) e estações de controle terrestre de apoio.
O kit Multi-INT incorporado no IFC-4 inclui alterações dos sensores eletrônicos e subsistemas de comunicação para permitir o processamento de informações compartimentadas confidenciais e ultrassecretas. A Argon ST, uma subsidiária da Boeing, é a designer, desenvolvedora e integradora do Conjunto de Sensores de Banda Baixa – Multi-Intelligence Sensor Development (MISD), enquanto a Sierra Nevada Corporation detém um papel equivalente para o Conjunto de Sensores de Banda Alta – High Band Sensor Suite (MISD).
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@CAS