1º TH-73A chega a Training Air Wing 5 (TAW-5). Na sexta-feira, 6 de agosto de 2021, o primeiro helicóptero de treinamento Leonardo TH-73A Thrasher da US Navy chegou a NAS Whiting Field-South perto de Milton/FL. Matriculado BuNo 170138 – código E-610, ele havia sido entregue em uma cerimônia realizada no dia 10 de junho de 2021 na planta da Leonardo, na Filadélfia. O primero Thrasher foi atribuído ao Training Air Wing 5 (TAW-5) onde substituirá os TH-57B/C Sea Ranger, como aeronave de treinamento e formação de novos pilotos de asas rotativas para a US Navy, US Marine Corps e o US Coast Guard.
NAS Whiting Field hospeda 21 atividades voltadas para o treinamento. Uma delas, é o Training Air Wing 5, que forma mais de 1.200 pilotos por ano. A unidade tem seis esquadrões de treinamento, sendo três voltados para o treinamento primários de asa fixa e três de treinamento avançado de asas rotativas.
O TH-73A é a designação da US Navy do TH-119 – uma versão do Leonardo AW119 Koala. De acordo com o Pentágono, o Naval Air Systems Command (NAVAIR) firmou um contrato com a AgustaWestland Philadelphia Corporation (empresa do grupo Leonardo) de US$ 347 milhões para produção do lote inicial de 68 TH-73A.
O novo TH-73A Thrasher da US Navy é perfeitamente adequado para treinamento inicial dos seus alunos. Está equipado com o confiável motor Pratt & Whitney PT-6, dupla linha de segurança hidráulica, modernos sistemas e avançados aviônicos digitais da Genesys Aerosystems. O Thrasher está completamente habilitado para realizar todas as manobras do programa de treinamento básico dos alunos da aviação naval dos EUA e seus aliados, preparando-os para uma transição perfeita dos para a fase de treinamento avançada.
O valor total do contrato é de US$ 648,1 milhões para a aquisição de 130 aeronaves. As entregas estão previstas para ocorrer entre 2020 e 2024. A previsão é que ele execute o treinamento dos pilotos e tripulantes da USN, USMC e USCG até o ano de 2050.
“Foi uma sensação fantástica, obviamente. Estamos ansiosos por este dia há um tempo – cerca de dois anos e meio – então é ótimo ter esta plataforma na NAS Whiting Field. Ela vai melhorar significativamente as nossas capacidades de treinamento com nossos alunos aviadores navais”, o Comandante Dustin Robbins, o oficial encarregado da equipe de introdução da frota TH-73 da NAS Whiting Field, em entrevista ao Pensacola News Journal.
@FFO/CAS