1º satélite Eurostar Neo pronto para seguir para Cabo Canaveral. O primeiro satélite geoestacionário Eurostar Neo da Airbus está pronto para ser enviado para Cabo Canaveral, na Flórida — EUA, para os preparativos de lançamento. O HOTBIRD 13F inaugurará a era do satélite Eurostar Neo, enquanto ainda se beneficia da forte herança da Airbus de 80 satélites da família Eurostar já lançados.
Ele será posicionado a 13 graus leste junto com seu satélite gêmeo, HOTBIRD 13G, também construído pela Airbus e que será lançado ainda este ano. O par Eurostar Neo apresenta maior capacidade de carga útil, sistemas de controle térmico e de energia mais eficientes do que a geração anterior e substituirá três satélites Eutelsat, atualmente em órbita neste local.
“A Eutelsat tem sido um parceiro valioso para muitos lançamentos de satélites da Airbus, desde o pioneirismo da geração anterior do Eurostar E3000, até o nosso primeiro Eurostar Neo. Esta nova plataforma foi desenvolvida graças ao apoio da ESA, mostrando o poder das parcerias entre indústria, agências e players comerciais na Europa”. — François Gaullier, Chefe de Sistemas de Telecomunicações e Navegação da Airbus.
Os satélites HOTBIRD 13F e 13G terão mais de duas toneladas de carga útil, potência de 22 kW e ainda uma massa de lançamento de apenas 4.500 kg, graças ao Electric Orbit Raising. Eles aumentarão a capacidade de a Eutelsat de atender seus 135 milhões de clientes na Europa, Norte da África e Oriente Médio. HOTBIRD 13F oferecerá capacidade de transmissão de última geração da EUTELSAT e com seu irmão gêmeo HOTBIRD 13G, transmitirão mais de 1.000 canais de televisão em toda a Europa, norte da África e Oriente Médio
A plataforma Eurostar Neo da Airbus foi desenvolvida sem parceria com a Agência Espacial Europeia (ESA — European Space Agency’s), a agência espacial francesa CNES, e fortemente apoiada pela Agência Espacial do Reino Unido e outras agências em toda a Europa.
@CAS