1º REVO de um Atlas C.1 da RAF. Uma aeronave de transporte Airbus Atlas C.1 (A400M) da Royal Air Force (RAF) foi abastecida no ar pela primeira vez. Em testes conduzidos em outubro na RAF Brize Norton, o quadrimotor do 206 Squadron de transporte recebeu combustível de uma aeronave reabastecimento Voyager KC.Mk 3 (Airbus A330 MRTT) do 101 Sqn.
“Nossos pilotos de teste realizaram campanhas de ensaio de voo anteriores; no entanto, esta é a primeira vez com esta plataforma no Reino Unido. O A400M é único, graças ao seu sistema de controle de voo fly-by-wire. Isso torna muito mais fácil manter a formação para fazer contato e pegar combustível. Este teste nos deu a capacidade de formar e entregar instrutores as unidades de linha de frente até o final do ano, o que permitirá que eles se estendam aos esquadrões 24, 30 e 70 restantes da RAF Brize Norton”.
Wing Commander Woolven
Officer Commanding 206 Squadron
O REVO (Reabastecimento em Voo) foi efetivado pelo Cobhan FRU 805E ou Fuselage Refuelling Unit 805E é instalado na linha central traseira da fuselagem. Ele possui uma mangueira de 90 ft (27,4 m), proporcionando uma taxa de transferência de até 600 US gal/min (1.800kg/min ou 2.300l/min). E o pondo ideal para “revoar” com aeronaves do porte do A400M pois gera mais estabilidade.
Todo o REVO foi controlado usando o Air Refuelling Console (ARC). O ARC está postado atrás dos pilotos, o que minimizam falhas de comunicação e maximizam o gerenciamento da missão de REVO. Toda a operação no Voyager é controlada por um sistema de câmeras de vídeo que produzem imagens em 2D.
O Esquadrão 206 está baseado na RAF Brize Norton, suas tarefas incluem testes e avaliação de aeronaves pesadas da Defesa do Reino Unido, incluindo o Lockheed Martin C-130 Hércules e o Airbus Atlas C.1.
“Este é o primeiro reabastecimento em voo (receptor) nesta plataforma no Reino Unido. Realizamos um treinamento de simulação para nos certificarmos de que estávamos familiarizados com o desempenho da aeronave. O reabastecimento ar-ar permite que a aeronave chegue mais longe, voe por mais tempo e levante mais peso em todo o mundo de forma mais eficaz”.
Flight Lieutenant Crow
Flight Test Engineer 206 Squadron
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@CAS