1º pouso de um F-35B da Marina Militare no Cavour. No dia 30 de junho ocorreu o primeiro pouso a bordo do porta-aviões da Marina Militare Italiana (MMI) Cavour (C-550) de uma aeronave Lockheed Martin F-35B da Marinha Italiana, após a campanha de testes e certificação durante a Ready for Operations (RFO), feita nos Estados Unidos.
O primeiro pouso no convés do Cavour, que navegava no Golfo de Taranto, foi feito pelo F-35B MM7454 (c/n BL04) código 4-03 da Marina Militare Italiana (MMI), recentemente entregue pela FACO di Cameri da Leonardo. O F-35B chegou escoltado por dois AV-8B da Marina pertencentes ao Gruppo Aerei Imbarcati, ao qual o caça de 5ª geração irá substituir.
O evento foi muito além de uma demonstração de capacidade operacional. Ele faz parte de um projeto maior onde o foco criar uma capacidade estratégica para a Itália, onde a Aeronáutica e Marina Militare possam projetar força em situações de crise. O C-550 começa a transição para o F-35, que irá fazer dele, junto com os dois porta-aviões britânicos da classe Queen Elizabeth (R08 e R09), os únicos da OTAN capazes de empregar o caça stealth STOVL embarcado.
“Hoje assistimos o pouso no porta-aviões Cavour do primeiro F-35B da Marinha Italiana, um grande passo em direção ao objetivo estratégico de dotar o nosso porta-aviões com capacidade de última geração. Que nos projeta para um seleto grupo de países do mundo com essa capacidade, elevando assim o nível e o peso internacional da Itália”, disse o Chefe do Estado-Maior da Marinha, Almirante Giuseppe Cavo Dragone.
A estreia do F-35 a bordo representa um importante avanço na sequência dos testes, realizados pelo Cavour com aeronaves F-35B do VX-23 do USMC, durante a campanha Ready for Operations (RFO) que terminou no final de março deste ano no Oceano Atlântico. Na RFO, foram feitos todos os testes necessários que no final homologaram as operações do C-550 com o F-35B.
A chegada do primeiro F-35B vai permitir aos aviadores navais italianos iniciarem o treinamento chamado na Marinha Militare de “Bravo Feature”, ou seja, a qualificação para pouso e decolagem a bordo do navio, também denominada Carrier Qualification (CARQUAL). A provisão é que o F-35B atinja Capacidade Operacional Inicial (IOC) em 2024.
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