KC-10A Extender, tail number 79-0433, prepares to land at Dover Air Force Base, Delaware, April 26, 2022. This particular aircraft was the first of 60 Extenders that entered the U.S. Air Force inventory. The aircraft was retired to Dover AFB from Joint Base McGuire-Dix-Lakehurst, New Jersey, to become the 36th addition to the Air Mobility Command Museum. (U.S. Air Force photo by Roland Balik)
1º KC-10 da USAF é preservado no AMC Museum. O primeiro KC-10A Extender produzido para a USAF foi o AF 79-0433. Ele faz parte de um lote de 60 KC-10 fabricados pela então McDonnell Douglas entre o final dos anos 1970 e os anos 1980 para cumprir missões de reabastecimento em voo e transporte estratégicos. Após mais de 40 anos de serviço chegou a hora de parar e ser preservado no Museum do Air Mobility Command (AMC) ou Museu do Comando de Mobilidade Aérea sediado na Dover AFB, Delaware.
O KC-10 AF 79-0433 servia até então na Joint Base McGuire-Dix-Lakehurst (JBMDL), em Nova Jersey, junto a 305th AMW. Ele deixou Dover no dia 26 de abril para a sua nova casa, o AMC Museum. Esta aeronave fez seu roll-out em 5 de maio de 1980 e o seu primeiro voo em 12 de julho de 1980, entrando em servio no doa 1º de outubro de 1981 junto ao 32nd Air Refuelling Squadron sediado na JBMDL. Em 2 de setembro de 1994, o Extender foi transferido para a 305th Air Mobility Wing (305th AMW) da própria JBMDL. Ele tem o c/n 48200 e o l/n 311, isto é, é o DC/KC-10 número 311 fabricado na linha de Long Beach, Califórnia.
“Este KC-10A foi o primeiro KC-10 construído e pilotado como aeronave de demonstração. Ele foi essencialmente o protótipo do KC-10, para testar os sistemas de reabastecimento aéreo em quase todas as aeronaves do inventário da USAF”, disse John Taylor, diretor do AMC Museum. “O Museu AMC é um local privilegiado para tal aeronave, pois nós permitirá exibir os mais de 60 anos de história de reabastecimento aéreo estratégico e tático da USAF, sendo exposto ao lado de um KB-50, KC-97 e KC-135.”
Durante uma breve cerimônia, o Coronel Shanon Anderson, vice-comandante da 436th Airlift Wing, refletiu sobre seu tempo voando neste KC-10 em particular. “Eu voei nesta aeronave pela primeira vez há 21 anos em 24 de novembro de 2001, dois meses após o 11 de setembro em uma missão de combate como copiloto”, disse Anderson. “Eu voei nele também quatro anos depois, na minha última missão, que também era a minha 104ª missão de combate como piloto em comando e instrutor.”
O KC-10A se tornou a 36ª aeronave adicionada ao inventário do AMC Museum. “O processo de aposentadoria dos KC-10 começaram há cerca de dois anos, disse Stuart Lockhart, historiador do 305th AMW. “Em 13 de julho de 2020, o AF 86-0036 decolou de McGuire AFB para ser estocado no cemitério. E para muitos dos veteranos presentes, essa data vai soar muito familiar; foram exatamente 40 anos e um dia da data do primeiro voo do KC-10 em 12 de julho de 1980. Claro, a aeronave que fez esse primeiro voo é a que homenageamos aqui hoje e está sendo preservada.”
De acordo com AMC Museum, o KC-10 está programado para estar em exibição estática durante o show aéreo Thunder Over Dover de 2022, que vai ocorrer nos dias 21 a 22 de maio. Após ele será estacionado no museu, após um reposicionamento das aeronaves de exibição, tornando-se atração permanente. Para obter informações adicionais sobre o KC-10 no museu, visite https://amcmuseum.org.
Abaixo mais foto da aposentadoria do primeiro KC-10 Extender de série — o USAF AF 79-0433 (Fotos: USAF/Tech. Sgt. J.D. Strong II).
@CAS