Na data de hoje, há 77 anos, nascia o 1° Grupo de Aviação de Caça (1º GAVCA) unidade berço da Aviação de Caça da Força Aérea Brasileira (FAB). Sediado na Ala 12 – Base Aérea de Sana Cruz, no Rio de Janeiro/RJ, a unidade foi criada pelo Decreto Lei nº 6.123 de 18 de dezembro de 1943, pelo então Presidente Getúlio Varga. Sua criação seguiu na esteira da entrada do Brasil na II Grande Guerra e o consequente envio da Força Expedicionária Brasileira (FEB) para a Europa em 1944, composta por tropas de Exército e da recém criada FAB.
1o Grupo de Aviação de Caça (1o GAVCA) foi integrado ao 350th Fighter Group (350th FG) da então United States Army Air Force (USAAF) equipado com os Republic P-47D Thunderbolt II, tendo combatido de 31 de outubro de 1944 a 8 de maio de 1945 nos céus da Itália. Em pouco mais de seis meses, o Esquadrão Jambock realizou 2.546 sortidas em 450 missões.
Pela atuação nesse dia, o 1° GAVCA foi recomendado para receber a “Presidential Unit Citation” – também conhecida como Blue Ribbon, condecoração concedida pelo governo norte-americano às unidades que se destacaram por “extraordinário heroísmo de seus homens em combate”. A proposta foi enviada em 17 de maio de 1945 pelo comandante do 350th FG, Coronel Ariel W. Nielsen, mas por motivos desconhecidos, a condecoração demorou 41 anos para ser entregue, sendo recebida oficialmente em 22 de abril de 1986, na Base Aérea de Santa Cruz.
Pouco tempo depois de regressar da guerra em 1945, o Grupo de Caça passou a ser composta por dois Esquadrões operacionais – o 1º/1º GAVCA Esquadrão Jambock e o 2º/1º GAVCA Esquadrão Pif-Paf, estrutura que se mantém até os dias de hoje. A unidade começou sua vida operacional no Brasil voando os P-47D até 1953, quando tornou-se a primeira unidade a voar um jato no país ao receber os Gloster F-8/TF-7 Meteor em 1953.
Em 1968 os Meteoros deram lugar a um treinador armado, o Lockheed AT-33 Thunderbird, que foi substituindo no 1º/1º GAVAC pelo AT-26 Xavante. Em 1975 a unidade entrou na era supersônica ao receber os Northrop F-5B/E. Os F-5B voaram até 1995. Já os F-5E deram lugar a partir de 2007 aos F-5M, aeronave que equipa atualmente o Grupo de Caça.
Parabéns a todos os Jambocks e Pif-Pafs de ontem e de hoje! Senta a Púa! Brasil!
@CAS