1º F-39E Gripen montado no Brasil. Pouco mais de um ano após ser inaugurada a linha de produção do Saab Gripen E no Brasil, a primeira fora da Suécia, o primeiro Gripen E, designado F-39E na Força Aérea Brasileira (FAB) é visto já sobre seu trem de pouso em GPX.
A aeronave deverá ser apresentada no início do mês que vem na linha de produção do Gripen E na Embraer em Gavião Peixoto–SP. Será um marco significativo na produção do caça sueco em solo brasileiro.
A inauguração da linha de montagem final, em maio de 2023, marcou a entrega de uma das contribuições mais significativas para o ecossistema do caça no Brasil. Com o Centro de Projetos e Desenvolvimento do Gripen (GDDN — Gripen Design and Development Network), o Centro de Ensaios em voo do Gripen (GFTC — Gripen Flight Test Center), e a linha de montagem, a fábrica da Embraer em Gavião Peixoto abriga os estágios de desenvolvimento, produção e testes da aeronave. Com isto, iniciou da montagem das primeiras unidade em solo brasileiro.
Desde a assinatura do contrato para o fornecimento de 36 caças, sendo 28 Gripen E (monoposto) e 8 Gripen F (biposto), à Força Aérea Brasileira, em 2014, a Saab e Embraer trabalham juntas no maior projeto de transferência de tecnologia em curso no país. Recentemente, com a assinatura do Memorando de Entendimento entre as empresas, a linha de produção também se tornou uma oportunidade para novos negócios.
A linha de produção na Embraer recebe as aeroestruturas dos caças produzidas na fábrica de Linköping, na Suécia e de São Bernardo do Campo–SP. Na linha de montagem o avião de combate será produzido com a junção dessas aeroestruturas, a instalação de cablagens, equipagem de vários sistemas, trem de pouso, aviônicos, equipamentos táticos, canopi, assento ejetável e motor. Depois que a montagem do caça é concluída, são realizados testes funcionais e de voos de produção para preparar a aeronave para a entrega final. A fábrica da Embraer será responsável pela produção de 15 caças Gripen E. As unidades montadas no Brasil serão entregues a partir de 2025.
Para adquirir as habilidades necessárias para a produção de caças supersônicos no Brasil, técnicos da Embraer realizaram treinamentos teóricos e práticos — os chamados on-the-job training — na Saab em Linköping. Lá, eles trabalharam lado a lado com funcionários suecos para produzir as aeronaves que já foram enviadas para o Brasil.
@CAS