1º F-15EX operacional da USAF entrará em serviço em 2023. O primeiro F-15EX Eagle II de série fez seu roll-out na fábrica da Boeing em St. Louis em 17 de agosto. Isto significa que até o final deste ano, o primeiro F-15EX operacional será entregue a USAF.
A foto do USAF AF 20-0003 cruzando uma rua no complexo da Boeing no Missouri, marca uma nova fase no projeto, que caminha para as entregas iniciais. A imagem mostra aeronave ainda em primer e não completa, mas já estruturalmente pronta. Este F-15EX é o terceiro a ser fabricado — os AF- 20-0001 e 20-0002 foram entregues em 2021 para a campanha de ensaios com o.
Estes dois F-15EX voaram diversas missões de ensaio junto ao 40th Flight Test Squadron (F-15EX 20-0001/ET) sediadona Eglin — AFB Flórida e no 85th Test and Evaluation Squadron (F-15EX 20-0002/OT) que pertence o 53d Wing, também de Eglin AFB. Os ensaios, inclusive de armamento, permitiram maturar o projeto em apenas quase dois anos e meio, desde que o primeiro F-15EX foi entregue em março de 2021.
Claro que muito deste processo de fluidez e rapidez se deve ao EX derivar de uma longa linhagem de F-15, onde Boeing e USAF já conhecem as características e o comportamento da aeronave, permitindo acelerar etapas. No entanto, parte deste processo de aceleração veio após a USAF aprovar do orçamento fiscal de 2020 (FY20), que contemplou um lote inicial de 8 F-15EX. A partir de então, o F-15EX passou a ser uma necessidade urgente para a USAF repor sua frota de caças e uma oportunidade de negócio para a Boeing.
Em resposta a esse pedido, a Boeing tomou a decisão de redirecionar duas aeronaves em F-15QA em produção para o Catar para tornarem-se os dois primeiros F-15EX. Naturalmente estes F-15QA passaram por modificações para se tornarem um EX.
A USAF planeja comprar 112 F-15EX com 24 unidades no orçamento fiscal proposto para 2024 (FY24). No ano passado, a Força Aérea reduziu seu pedido de F-15EX no orçamento do FY23, dos 144 originais para 80. A intenção era liberar fundos para programas de maior prioridade, como o NGAD. Com os 24 do FY24, e os oito do lote original de 2020, fecha um lote de 112 aeronaves.
O cronograma inicial previa o recebimento do F-15EX em dezembro de 2022. Um atraso de oito meses, que rendeu uma advertência do Government Accountability Office em junho, indicou adiou os planos para dezembro de 2023. A Guarda Aérea Nacional da Califórnia — 144th Fighter Wing (144th FW) deverá ser a primeira a operar o EX, junto ao 125th Fighter Squadron (125th FS), que hoje voa F-15C/D.
@CAS