1º Esquadrão de Helicópteros Antissubmarino auxilia as buscas nos cânions em Capitólio (MG). Um helicóptero SH-16 Seahawk do 1º Esquadrão de Helicópteros Antissubmarino (EsqdHS-1) da Marinha do Brasil (MB), participou das operações de buscas às vítimas do acidente n município de Capitólio (MG), após o desprendimento de um paredão de rochas nos cânions do Lago de Furnas.
Sob a coordenação do Comando de Operações Navais, o EsqdHS-1 foi acionado pelo Comando da Força Aeronaval para prestar apoio ao Comando do 1° Distrito Naval, que estava no controle das operações na região.
A aeronave SH-16, designação da MB para o helicóptero Sikorsky S-70B Seahawk, foi escolhido devido sua capacidade de voo por instrumentos (IFR) e a elevada autonomia, fatores determinantes para uma pronta resposta. Além disso, o Seahawk conta com avançados equipamentos embarcados e alto poder de combate, que o torna o helicóptero naval mais bem equipado da América do Sul.
A tripulação do EsqdHS-1 possui experiência em missões de Busca e Salvamento (SAR), tendo sido agraciada em 2016 com o prêmio “Kossler”, pela American Helicopter Society International (AHS International).
Fonte: Marinha do Brasil
Nota RFA: O Esquadrão HS-1 (EsqdHS-1) opera uma frota de seis helicópteros de ataque Sikorsky S-70B (SH-16) Seahawk, matriculados entre N-3032 e N-3037, que recentemente alcançou a histórica marca de 8.000 horas de voo. A unidade tem sua sede na Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia, Rio de Janeiro, onde está situado o Comando da Força Aeronaval da Marinha do Brasil (ComForAerNav).
@FFO