1º EsqdHI-1 “Esquadrão Garça” da Marinha celebra seu 60º aniversário. O 1º Esquadrão de Helicópteros de Instrução (EsqdHI-1) – “Esquadrão Garça”, da Marinha do Brasil, comemorou seu 60º aniversário no último dia 27 de junho. Para celebrar, uma cerimônia presidida pelo Comandante da Força Aeronaval, Contra-Almirante Augusto José da Silva Fonseca Junior, foi realizada no hangar da Unidade.
O evento contou ainda com a presença do Ex-Ministro do Superior Tribunal Militar, Almirante de Esquadra (Refº) Rayder Alencar da Silveira, do Ex-Comandante da Força Aeronaval, Vice-Almirante (Refº) Adilson Vieira de Sá, do Chefe do Estado Maior do Comando da Força Aeronaval, Capitão de Mar e Guerra Luis Felipe Evangelista Araujo, de Ex-Comandantes do Esquadrão HI-1 e de Titulares das demais Organizações Militares do Complexo Aeronaval.
Em sua Ordem do Dia, o Capitão de Fragata (FN) Irvaldo Santos de Oliveira, Comandante do EsqHI-1, expôs um panorama histórico da Unidade, que acumula mais de 204 mil horas de voo, destacando sua resistência e brilhantismo ao compará-la com a pedra preciosa que dá nome ao jubileu celebrado, o diamante.
Externando seus sinceros agradecimentos aos “Garças” de outrora, de hoje e de sempre, por todo legado deixado ao Esquadrão, exortou a sua tripulação para que prossiga com motivação e entusiasmo no enfrentamento dos novos desafios, com a busca perene pelo aprimoramento da instrução de voo, e por elevar, cada vez mais, o nome da Aviação Naval e da Marinha do Brasil.
Por oportuno, o Comandante do Esquadrão, como Grão-Mestre da Ordem das Garças, parabenizou e deu as boas vindas àqueles que foram admitidos e promovidos na Ordem, destacando o reconhecimento do Esquadrão pelo apoio recebido por parte dos agraciados.
Histórico
O EsqdHI-1 “Esquadrão Garça”, foi ativado em 27 de junho de 1962 com objetivo de suprir a parte prática do Curso de Aperfeiçoamento de Aviação para Oficiais. Originalmente sediado na cidade do Rio de Janeiro, a frota da Unidade contava com apenas dois helicópteros Bell 47 e seis Hughes 200.
Em 1961 o HI-1 foi transferido para a Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia (BAeNSPA), ficando responsável apenas pela formação acadêmica dos aviadores. Em 1963 começou a receber os helicópteros Hughes 269A para substituir os antigos Bell 47 e Hughes 200. Em 1974 foram recebidos os Bell 206B Jet Ranger II (IH-6A), mais modernos e apropriados para instrução de voo. Em 1985 chegaram os Bell 206B Jet Ranger III (IH-6B), utilizados atualmente.
Além de Oficiais da Marinha do Brasil, o Esquadrão Garça já formou dezenas de oficiais de outras marinhas do continente sul-americano, bem como sendo responsável pela formação da primeira turma de aviadores do Exército Brasileiro em 1987.
O lema do Garça é: “Nós ensinamos aos homens o que Deus legou apenas aos pássaros”.
Fonte: Marinha do Brasil
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@FFO