1º/15º GAV transporta pacientes com COVID do MS para outros estados. Aeronaves Airbus C-105 Amazonas do 1º Esquadrão do 15º Grupo de Aviação (1°/15° GAV) — Esquadrão Onça, foram acionadas pelo Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) para cumprir mais uma série de missões em apoio à Operação COVID-19. Na quarta-feira (09/06), a Força Aérea Brasileira (FAB) realizou o transporte de quatro pacientes para São Paulo (SP), utilizando o suporte de máscaras de alto fluxo.
Uma aeronave C-105 Amazonas decolou de Campo Grande/MS às 18 horas (horário de Brasília) para o aeroporto de Congonhas. De lá, os pacientes foram transportados de ambulâncias para o Hospital de Urgências de São Bernardo do Campo.
Devido ao colapso no sistema de saúde no estado do Mato Grosso do Sul, a FAB vem realizando o transporte de pacientes graves de Campo Grande/MS para outras cidades. Desde a sexta-feira – 04/06 até esta quarta-feira 09/06, a FAB já realizou a Evacuação Aeromédica de 23 pacientes para Porto Velho/RO e São Paulo/SP.
O Transporte Aéreo Logístico da FAB integra as ações da Operação COVID-19, cujas missões são acionadas pelo Ministério da Defesa, em atendimento às solicitações do Ministério da Saúde. Desde o início da Operação COVID-19, que começou em março do ano passado, a FAB já transportou 878 pacientes graves da doença entre várias cidades brasileiras.
@CAS