175th FS – 75 anos com F-16 em Special Colors. Um F-16CM Fighting Falcon do 175th Fighter Squadron (175th FS) – ‘Lobos’ vinculado a 114th Fighter Wing da pertencente a South Dakota Air National Guard (SDANG) da USAF foi pintado em um elegante esquema de cores azul e branco para comemorar o 75º aniversário da unidade, homenageando um dos mais lendários pilotos americanos, o General de Brigada Joe Jacob Foss.
A aeronave, o F-16CM USAF 88-0485, foi pintada na ANG Paint Facility, em Sioux City, Iowa, e apresentada em 09 de setembro, antes de ser devolvida para a sua unidade na Base Aérea da Guarda Nacional Joe Foss Field Air, no Aeroporto Regional de Sioux Falls (FSD/KFSD), Dakota do Sul.
O esquema representa de pintura do Grumman F4F Wildcat do VMF-121 pilotado por Joe Jacob Foss, nascido em Dakota do Sul e que, além de “Ás” do Corpo de Fuzileiros Navais do Estados Unidos (USMC), foi um dos responsáveis pela fundação da SDANG e do do 175th FS em 1946, depois da Segunda Guerra Mundial. As cores não estão fiéis mas, a ideia era lembrar o F4F “53” do VMF-121.
Foss foi um dos combates mais ferozes durante o primeiro ano de luta dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial, especialmente na Campanha de Guadalcanal. Começando em agosto de 1942, a campanha, apelidada de “Operação Torre de Vigia”, marcou a primeira ofensiva terrestre das tropas Aliadas contra as forças japonesas no Teatro do Pacífico.
O Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA, é claro, estava fortemente envolvido tanto no solo quanto no ar. Um dos seus “pescoço de couro voador” (‘”lying leathernecks’“) foi o piloto de caça Capitão JJ Foss, que conseguiu abater 26 aeronaves inimigas entre outubro de 1942 e janeiro de 1943, voando no VMF-121. Foi um período de tempo incrivelmente curto para tal feito, que atingiu o recorde americano anterior definido por Eddie Rickenbacker, durante a Primeira Guerra Mundial.
Foss recebeu a Medalha de Honra do Congresso e terminou a Guerra como o Ás do USMC, com a maior pontuação dos Marines. Embora Foss tenha permanecido na reserva inativa do Corpo de Fuzileiros Navais até 1947, ele foi nomeado Tenente-Coronel da Guarda Nacional de Dakota do Sul e desempenhou um papel vital no estabelecimento do 175th FS, em 20 de setembro de 1946.
Nos primeiros anos do Esquadrão, Foss serviu como Comandante da equipe de demonstração aérea da unidade, pilotando Mustangs F-51. Durante a Guerra da Coréia, Foss renunciou ao comando do 175th FS para ingressar no serviço ativo na USAF, atuando como Diretor de Operações e Treinamento do Comando Central de Defesa Aérea. Foss aposentou-se da Força Aérea dos Estados Unidos como General de Brigada.
Atuando em outros cenários fora da aviação, Foss foi o 20º Governador do Estado de Dakota do Sul, e entre os seus muitos empreendimentos ele também se tornou o comissário fundador da Liga de Futebol Americano, ajudando a estabelecer o esporte como um empreendimento totalmente profissional. Por vários anos, em meados da década de 1960, Foss também apresentou o programa de televisão da ABC The American Sportsman, e no final dos anos 1980, foi presidente da National Rifle Association em dois mandatos.
Ao longo dos seus 75 anos, o 175th FS empregou caças F-51D Mustang, F-94 Starfire, F-89 Scorpion, F-102 Delta Dagger, F-100 Super Saber e, por fim, o A-7D Corsair II, antes de receber os F-16 Fighting Falcon em 1991.
@CAS