O Ministério de Orçamento e Gestão das Filipinas autorizou, em 29 de outubro, o emprenho de US$41,56 milhões como adiantamento para a compra de 16 aeronaves de transporte de asas rotativas para modernizar suas Forças Armadas. O valor, apesar de não especificado, deve ser a primeira parcela de um contrato de US$ 268,7 milhões para aquisição de um lote de 16 Mil Mi-171Sh, que deve ser formalizado até dezembro de 2020.
Segundo a imprensa filipina, o Vice-Ministro Nacional da Defesa de Apoio Material e Financeiro, Raimundo Elefante, tinha anunciado a intenção de comprar o 16 Mi-171 quando visitou a Rússia durante o fórum Exército-2019, onde ocorreu a estreia da versão Mi171Sh Storm, que oferece a possibilidade de utilizar uma ampla gama de armas, além de sua capacidade de transporte e uso por unidades de forças especiais.
Sua produção em série é realizada na fábrica da cidade de Ulan-Ude pela UUAZ, uma ue é uma subsidiária da Russian Helicopters. Em março deste ano, a Embaixada das Filipinas em Moscou informou que representantes de seu Ministério da Defesa e das Forças Armadas visitaram uma fábrica de aviões e um centro de treinamento na Rússia, visando à compra planejada do Mi-171.
@CAS