• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

16 F-35A para o Canadá!

9 de outubro de 2025
16 F-35A para o Canadá! Arte LM/RCAF.
16 F-35A para o Canadá! Arte LM/RCAF.

16 F-35A para o Canadá! O Governo do Canadá se comprometeu a comprar um primeiro lote de 16 Lockheed Martin F-35A da a Royal Canadian Air Force (RCAF), mas ainda avalia opções para as 72 aeronaves restantes.

O Canadá afirmou em 6 de outubro que irá manter a compra contratual obrigatória de 16 caças Lockheed Martin F-35A Bloco 4 iniciais. Vale lembrar que a RCAF decidiu adquirir 88 aeronaves de 5ª geração stealth F-35A em 2024. As Entregas seriam a partir de 2027. Porém, Ottawa ainda avalia suas opções, e pode encontrar uma alternativa para os demais 72 F-35, no arrastado processo de modernização de sua aviação de caça, hoje calçada exclusivamente nos CF-18 (F-18A/B) Hornet.

Em uma entrevista de 5 de outubro à emissora canadense CBC, o ministro de compras de defesa do país, Stephen Fuhr, afirmou que Ottawa colocará em operação os 16 F-35A já pagos e em montagem pela Lockheed Martin, decisão ratificada no dia seguinte.

“O Canadá tem obrigação contratual de fornecer 16 aeronaves, que estão em vários estágios de produção com o fabricante”, disse Fuhr à CBC. “Uma decisão sobre o programa completo está atualmente em análise.”

A instabilidade do contrato canadense do F-35 é resultado da reação generalizada no Canadá à retórica do presidente dos EUA, Donald Trump, e seus assessores políticos, que frequentemente sugeriram que o Canadá estaria melhor como parte dos EUA.
Trump se referiu repetidamente ao Canadá como o “51º estado” e descreveu o ex-primeiro-ministro canadense Justin Trudeau como “Governador Trudeau” — o título usado pelos chefes de governo estaduais no sistema político americano.

O Canadá e outros aliados dos EUA questionaram a confiabilidade de Washington devido às repetidas sugestões de Trump e seus apoiadores de que os EUA precisarão exercer maior controle sobre o território semiautônomo dinamarquês da Groenlândia. A Dinamarca sediou recentemente exercícios militares multinacionais na Groenlândia, para os quais os EUA, notavelmente, não foram convidados.

Dois C-18 da Royal Canadian Air Force CF-18 Hornets reabastecem com um KC-135 Stratotanker da USAF, da McConnell Air Force Base. O F-35 irá substituir o Hornet na RCAF. Foto: USAF/Staff Sgt. Benjamin W. Stratton.
Dois C-18 da Royal Canadian Air Force CF-18 Hornets reabastecem com um KC-135 Stratotanker da USAF, da McConnell Air Force Base. O F-35 irá substituir o Hornet na RCAF. Foto: USAF/Staff Sgt. Benjamin W. Stratton.

As repetidas ameaças do governo Trump de tarifar as importações de aliados dos EUA, incluindo o Canadá, exacerbaram ainda mais a divergência. O atual primeiro-ministro Mark Carney assumiu o poder no início deste ano em uma onda de sentimento antiamericano. Embora Carney tenha prometido aumentar drasticamente os gastos de defesa do Canadá, ele também buscou diversificar essas compras, afastando-se dos fornecedores tradicionais dos EUA.

Essa mudança de política incluiu a solicitação de uma revisão dos planos de aquisição do F-35 pelo país, incluindo a análise de possíveis alternativas. Enquanto isso, a RCAF continua avançando com os planos para apoiar a aquisição do F-35A. Em agosto, a Tenente-General Jamie Speiser-Blanchet, chefe da Força Aérea, disse que construir uma “força aérea moderna de quinta geração” está entre suas principais prioridades.

Alternativas ao F-35A seria de fabricação europeia, como o Saab Gripen E/F ou o Dassault Rafale F4. Mas isto faria a RCAF ter um caça não de 5ª geração, e de uma frota mista, algo que apesar das divergências sobre a postura do Governo dos EUA, não é o que a maioria da RCAF e do Governos do Canadá quer.

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@CAS

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login