14 RAAF F/A-18 Hornets para a Ucrânia? Enquanto a guerra segue a mais de 16 meses no leste europeu, seguem as especulações sobre o envio de caças de fabricação ocidentais a Força Aérea da Ucrânia. Além dos F-16AM/BM dinamarqueses, volta a ser notícia o possível envio de F/A-18C/D australianos.
Não é novidade em 2023, pois este assunto já foi aventado. Agora um anova informação surge na mídia sobre o F/A-18 ex-Royal Australian Air Force (RAAF). A RAAF substituiu sua frota de F/A-18 por 72 novos F-35A Lightning II, que estão sendo recebidos. Como ocorre com qualquer equipamento militar fabricado nos Estados Unidos, o repasse dos Hornets necessita, obrigatoriamente, da autorização de Washington. Desativados em 2021, hoje cerca de 41 os F/A-18 desativados pela RAAF estão armazenados em um hangar na Base Aérea de Williamtown.
Eles estão na pauta, cujas opções é serem descartados, enviados a Ucrânia ou vendidos para a RAVN Aerospace, uma empresa de aviação do setor privado dos EUA, para fins de treinamento dissimilar. Existe uma pressão para uma definição, inclusive da Austrália. Recentemente a RAVN identificou e sugeriu que 14 dos F/A-18 em melhores condições podem ser vendidos aos ucranianos como parte de um programa de “revitalização e treinamento”.
Conforme o relatório de condição da RAVN essas 14 aeronaves estão bem abaixo do limite de 6.000 horas de Expectativa de Vida Estimada para cada fuselagem. O relatório revela que essas aeronaves oferecem coletivamente mais de 3.000 horas de voo, sendo três delas biplaces. A RAVN também acredita que, por meio de inspeções regulares, os aviões poderiam continuar voando por mais tempo, estendendo significativamente o total de horas de voo.
“À medida que essas aeronaves se aproximam de sua expectativa de vida estimada, uma inspeção periódica será realizada, resultando em 8.400 horas de voo adicionais em todas as 14 aeronaves”, afirma o relatório d empresa. Combinando as horas de voo disponíveis atualmente com as horas disponíveis após a primeira inspeção periódica, esses 14 F/A-18 teriam aproximadamente 12.000 horas de voo à sua disposição. Além disso, a inspeção e análise contínuas podem estender a vida útil das aeronaves para 10.000 horas de voo.
As negociações para a doação dos F/A-18 Hornets para a Ucrânia continuam em andamento, e um acordo finalizado ainda não foi alcançado. Quando procurado para comentar, o ministro da Defesa australiano, Richard Marles, absteve-se de fornecer detalhes específicos, mas reafirmou o compromisso da Austrália de apoiar a Ucrânia e contribuir para o esforço de guerra.
A transferência potencial de 41 F/A-18 Hornets da Austrália para a Ucrânia representa um desenvolvimento significativo nas capacidades defensivas da Ucrânia. Com a identificação pela RAVN de 14 aeronaves em excelentes condições e a possibilidade de estender suas horas de voo por meio de inspeções regulares, os ucranianos podem adquirir em breve uma formidável frota de caças.
As negociações entre as partes envolvidas continuam, ressaltando a importância estratégica dessa colaboração e o potencial impacto positivo no cenário de segurança da Ucrânia. No entanto, é notório que se estabeleceu uma disputa para quem fornecerá caças a Ucrânia. Se serão F-16 ou F/A-18 ou ainda outro vetor. De toda a sorte, seja quem for e se for, na prática, estes caças não dever riscas os céus ucranianos antes de 2024. Isto porque, é necessário todo um processo de manutenção das aeronaves e, claro, o treinamento de pilotos que não é uma fase simples e que deverá durar de seis a oito meses pelo menos.
@CAS