Avança o programa de conversão do primeiro Boeing 747-8i no futuro “avião do juízo final” da USAF. A Sierra Nevada Corporation (SNC) recentemente transferiu o primeiro Boeing 747-8I para o Instituto Nacional de Pesquisa de Aviação (NIAR) da Universidade Estadual de Wichita, onde será iniciada a conversão em plataforma SAOC (Survivable Airborne Operations Center ou Centro Aerotransportado de Operações de Sobrevivência).
Em comunicado, a SNC informou que fez uma parceria estratégica com a NIAR, que utilizará sua expertise nas áreas mais críticas de pesquisa e desenvolvimento aeroespacial, como materiais compostos, modelagem digital, tecnologias produção, testes e certificação de componentes, para entregar uma solução moderna e inovadora para a USAF.
A transferência marcou mais uma etapa alcançada sob o contrato de desenvolvimento de engenharia e produção do futuro SAOC, firmado com entre a SNC e a USAF em abril deste ano. O projeto prevê a substituição da envelhecida frota de quatro aeronaves E-4B “Nightwatch”, em serviço desde 1974.
Popularmente conhecidos como “Doomsday”, ou “Avião do Juízo Final”, os E-4B são aeronaves altamente modificadas e especializadas, baseadas em plataformas do Boeing 747-200. Eles são usados pelo Presidente dos Estados Unidos (POTUS), Secretário de Defesa (SECDEF) e Chefe do Estado-Maior Conjunto (CJCS) como plataformas aerotransportadas de comando e controle e garantem um avançado sistema de comunicação crítica contínua (C3), utilizado durante eventuais emergências em nível nacional ou global.
Os novos SAOC serão convertidos a partir de um número não divulgado de Boeing 747-8i comprados de segunda mão da companhia aérea Korean Airlines (KAL). Esta primeira aeronave chegou em 04 de junho deste ano ao Aeroporto Internacional de Dayton, Ohio, onde fica o Centro de Inovação e Tecnologia de Aviação (AITC), da SNC. O segundo B747-8i também já chegou em Dayton.
@FFO