123rd Airlift Wing recebeu sua oitava aeronave C-130J. A 123rd Airlift Wing (123rd AW) recebeu sua oitava e último C-130J-30 no dia 25 de agosto. A aeronave matricula USAF 20-5945 chegou à Base da Guarda Aérea Nacional (ANGB) de Kentucky, localizada no Aeroporto Internacional de Louisville — procedente da fábrica da Lockheed Martin. Com isto a unidade completa sua dotação prevista de oito C-130 Juliet.
A Ala da Guarda Aérea Nacional do Kentucky, através do 165th Airlift Squadron (165th AS) — empregava os C-130H desde 1992. Em 24 de setembro de 2021, ela se despediu do último “H” e começou a receber novos modelos “J”, cujo primeiro chegou novo de fábrica em 6 de novembro do mesmo ano. O C-130J Super Hércules é o mais recente versão do arsenal da USAF. O comandante da ala, Coronel Bruce Bancroft, disse que a capacidade extra de carga útil é significativa.
“O C-130J tem sido muitas vezes referido como o modelo de estiramento”, observou Bancroft. “Isso significa que há duas posições de paletes adicionais para equipamentos em cima das seis posições de paletes do C-130H. Então, qual é o problema de mais duas posições de paletes? Bem, isso são milhares de libras de equipamentos adicionais de reabastecimento de combate para nosso combatente em cada surtida”.
“Com uma carga útil total de mais de 44.000 libras, hélices compostas de seis pás, velocidade máxima de 410 milhas por hora e capacidade para 97 litros de evacuados médicos, 128 tropas de combate ou 92 pára-quedistas, o C-130J realmente define superioridade em transporte aéreo tático. Um cockpit de aviônicos digitais, telas de cristal líquido, telas de alerta e equipamentos de navegação de última geração afetarão diretamente a eficácia, eficiência, consciência situacional e segurança de nossas tripulações, resultando em uma maior capacidade para responder ao chamado de nossa nação dia ou noite, em qualquer lugar, a qualquer hora”, completou.
Todas às oito aeronaves do antigo modelo H da asa foram transferidas para a 166th Airlift Wing (166th AW) da Guarda Aérea Nacional de Delaware.
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@CAS